Mudança de Estratégia – Novos Mercados

Próximo ao inicio dos anos 2000, eu decidi ampliar o foco do nosso trabalho. Eu acho que o motivo não foi somente financeiro e estratégico, mas talvez uma inquietude de descobrir outras possibilidades. Sempre fui um viajante de carteirinha. Trabalho ou férias sempre foram motivos para pegar um avião e conhecer lugares novos. Fui para uma guinada drástica. Do segmento automotivo migrei para trabalhos na área de hotelaria e turismo. Era uma época muito interessante, o Brasil era carente de hotéis de qualidade, e as grandes redes ainda não estavam estabelecidas com força. Começava uma grande onda de venda de flats e empreendimentos compartilhados. Achei que levar a temática de qualidade para esta área poderia ser uma boa. Mas a ideia nem sempre era bem recebida. Eu batia a porta dos chamados “donos” de hotel e quase sempre a resposta era a mesma. Muito interesse mas pouca vontade de investir em treinamento e melhorias. Eu me lembro de ter avisado muitos destes empresários sobre o perigo que estava eminente da chegada de cadeias hoteleiras bem estruturadas no país. E não demorou muito a acontecer. Mas eu consegui vender a ideia para um grande cliente e parceiro. O Senac de São Paulo possuía, na época, a maior e melhor escola de hotelaria do país e um hotel-escola em Águas de São Pedro, um pequeno município de menos de dois mil habitantes no interior do estado. Foi ali que pudemos implementar um projeto pioneiro na área, focado em criação de um programa de excelência e gestão moderna hoteleira. Esta foi a oportunidade que eu precisava para levar a ideia a outros hotéis do Brasil. Fui mais afundo e consegui uma espécie de estágio na famosa rede de hotéis Ritz-Carlton, visitei algumas unidades nos EUA e em Barcelona na Espanha. Foi na mesma época que eu conheci um trabalho feito por uma entidade americana que tinha um projeto sensacional de tornar pousadas e pequenos hotéis em empresas sustentáveis. Fiquei encantado com a ideia.
Na volta da viagem, conversei com alguns amigos do setor hoteleiro e fui convidado para apresentar um projeto na rede Tropical de Hotéis pertencente à antiga Varig. Eles aprovaram e começamos a implementar o primeiro projeto de operação hoteleira ambientalmente sustentável no Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu. Ele foi o primeiro hotel do Brasil certificado com o selo ISO-14000. Foi uma experiência incrível e ali fiz muitos amigos.

Mesmo depois da falência da Varig e o Hotel das Cataratas sendo vendido, continuamos o projeto com os novos donos Orient- Express. Na mesma linha de gestão ambiental tivemos a oportunidade de trabalhar no icônico Hotel Copacabana Palace.

Neste mesmo período foi muito interessante ver e acompanhar o crescente interesse por melhoria de seus processos e inovação em hotéis de cadeias nacionais. Ressalto o trabalho na rede Bristol, na própria Tropical e Rede Bristol.